Máscaras Jurupixaxuna

Galeria

MÁSCARAS JURUPIXUNA

A tribo Jurupixuna seria, talvez, das mais peculiares nos seus costumes. Não andavam em tronco nu como as restantes.

Usavam vestidos e mantos até aos joelhos, mas o seu aspeto mais peculiar era devido às máscaras e capacetes que fabricavam. As máscaras de fibras vegetais entrançadas e cobertas de entrecasca, representando animais e entidades antropomórficas, eram provavelmente utilizadas em rituais.

CONHECER ÍNDIOS JURUPIXUNA
Clique nas peças para mais informações.
 
mascara1

 
mascara2

 
mascara3
 

MÁSCARA ANTROPOMÓRFICA

Máscara elmo representando uma entidade antropomórfica, proveniente dos Índios Jurupixuna.

MÁSCARA ANTROPOMÓRFICA– ACL-ETN-0326
 

 
Desenho elaborado pelos riscadores Joaquim Codina e José Freire, alusivo aos Índios Jurupixuna in FERREIRA, Alexandre Rodrigues, Viagem ao Brasil, Volume I, Kapa Editorial, 2002.
 

ELMO DE URUBU

Representação de urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus).

ELMO DE URUBU – ACL-ETN-0329

O urubu de cabeça preta (Coragyps atratus) é uma ave de grande porte —62cm de comprimento, 145 cm de envergadura para um peso de apenas 1,6kg. Põe os ovos em ocos de árvores mortas.

garden4_pic14

Em extensas áreas planas, cobertas de mata, como na Amazônia, o urubu-de-cabeça-preta deposita os ovos em buracos abertos entre as raízes de uma grande árvore caída e morta.

Por se alimentar de cadáveres em decomposição o urubu está associado a crendices relacionadas com infortúnio e morte.

 

MÁSCARA DE PECARI

Máscara elmo representando o porco do mato (Pecari tajacu).

MÁSCARA DE PECARI – ACL-ETN-0331

A espécie Pecari tajacu, conhecida vulgarmente por cateto, caiaju ou porco do mato, é uma das três espécies selvagens existentes no Brasil e uma das duas espécies de Pecari frequentes nas regiões mais secas da floresta amazónica. Encontra-se também noutras regiões do Brasil, nomeadamente na mata atlântica, caatinga e cerrado.

garden4_pic14

Esta espécie, tal como as outras duas, é o principal alimento de grandes carnívoros nomeadamente jaguares e pumas. É caçada pelo homem. No presente, é na Amazónia que esta espécie tem a maior probabilidade de conservação. É resistente a alterações ambientais, pelo que a sua ausência é indicativa de alterações ambientais extremas.

 

 

Categorias de espécimes que resultaram da viagem:

Landing-05
Landing-06
Landing-07
Landing-08
Landing-09
Landing-10
Landing-11
Landing-12