Índios Ticuna

 

Índios Ticuna

Os Índios Ticuna são considerados como um dos maiores povos indígenas da Amazónia. A sua língua é falada numa vasta área entre as comunidades, reunindo cerca de cem aldeias brasileiras.

De acordo coma tradição, o povo Ticuna teve origem no igarapé Eware, situado na margem esquerda do rio Solimões, onde se situam 42 das 59 aldeias ainda existentes. A restante tribo está localizada junto à cidade de Manaus, no baixo curso do rio Solimões, e em seis municípios no alto do rio.

Ticuna. Maloca Pêrêtê no igarapé Preto (1930-31). Acervo Museu do Índio. in OpenEdition books. Web, 2020.

O povo Ticuna pratica, sobretudo, o cultivo de espécies nativas como a macaxeira (também conhecida como aipim e mandioca), o cará, uma espécie de cana-de-açúcar, e diversas plantas com tubérculos.

Nos séculos passados, a alimentação dos Ticuna era baseada em carne obtida na caça. A pesca tinha pouca importância. Atualmente, com a ocupação das planícies do rio Solimões, a pesca é uma das atividades mais produtivas para os Ticuna.

 

Uma identidade artística

Um dos pontos fortes do povo Ticuna, diz respeito à produção artística. Este povo caracteriza-se por uma inegável capacidade de resistência e afirmação da sua identidade.

Objetos como as máscaras cerimoniais, os bastões de dança esculpidos, a pintura em entrecascas de árvores, as estatuetas zoomorfas, a cestaria, a cerâmica, a tecelagem e objetos musicais fazem parte do acervo ticuna da ACL.

Rapazes ticuna a pintar um tururi Fotografia: Jussara Gruber, 1979 In Povos Indígenas no Brasil. Web, 2019
Habitação ticuna Fotografia: Museu do Índio, 1930 In Povos Indígenas no Brasil. Web, 2019.

Uma das artes mais famosas entre os Ticuna denomina-se como “A Arte do Tururi”, a qual consiste na elaboração de painéis utilizando a entrecasca de diversas espécies de Ficus sp..

A arte Tururi é uma invenção recente, concebida por reaproveitamento de técnicas e matérias-primas tradicionalmente aplicadas na manufatura de máscaras. Os Tururis são pintados meramente com fins comerciais e produzidos por homens, nomeadamente, grupos jovens ou de meia-idade.

No painel de figuras representadas na secção de cerâmica (Pote-ACL-ETN-0178) é possível observar uma preferência pela representação de figuras animalescas (onça, jabuti, cobra, borboleta, anta, jacaré e espécies de aves e peixes) combinadas com elementos florais e/ou figuras antropomórficas.