Galeria
ARMAS
As armas eram instrumentos fundamentais para a prática de caça, pesca e guerra.
No seu fabrico, os índios brasileiros, nomeadamente os Índios Mura, usavam preferencialmente materiais de origem vegetal, animal e rochoso, um pouco à semelhança de povos europeus de há mais de 4000 a.C.
Os motivos que levavam as tribos brasileiras a guerrear estavam sobretudo relacionados com a disputa de recursos. Há relatos que sugerem a prática de canibalismo, em particular em contexto bélico, acreditando-se que a antropofagia de inimigos levava à absorção das suas forças.
Índios Mura
Os Mura, atualmente existentes, ocupam vastas áreas no complexo hídrico dos Rio Madeira, Amazonas e Purus e vivem tanto em terras indígenas como nos centros urbanos regionais, como Manaus, Autazes e Borba. As suas primeiras referências surgem no século XVII, onde são descritos como um povo navegante, de vasta mobilidade territorial e notável conhecimento dos caminhos por entre ilhas e lagos.
Originalmente falantes de uma língua isolada, os Mura passaram a utilizar o Nheengatú (Língua Geral Amazónica) até ao século XX, altura em que o português se tornou a principal língua falada.
Os Mura utilizam utensílios de armas como meios para a caça, trabalho que é imposto aos homens, enquanto as mulheres e crianças, se dedicam ao abastecimento de peixe para as suas refeições diárias, as quais podem ser intercaladas por carne da caça. Recentemente, os Mura possuem contato com a sociedade nacional para poderem consumir café, açúcar, arroz, macarrão, sal e bolachas, itens adquiridos na cidade, para além dos medicamentos.
Índios Mura - Consultar Fundo Tribunal Especial Série Procuradoria In Povos Indígenas no Brasil.
ARCO
Arco de madeira com enrolamento de fios de algodão utilizado para o lançamento de flechas durante a caça.
Gentio Mura, do Rio da Madeira
(Tribo indígena ainda existente)
Segura nas suas mãos lanças e flechas in FERREIRA, Alexandre Rodrigues, Viagem ao Brasil, Volume I, Kapa Editorial, 2002.
FLECHA
Flecha de madeira de ponta afiada e haste longa, utilizada na caça e disparada através de um arco.
Gentio Mauhás, do Riot Jupurá
(Existentes no século XVIII)
Segura nas suas mãos lanças, flechas e remo in FERREIRA, Alexandre Rodrigues, Viagem ao Brasil, Volume I, Kapa Editorial, 2002.
ZARABATANA
Tubo longo e estreito utilizado para disparar projéteis leves, como dardos embebidos em curare, através da embocadura.
Gentio Caripuna, do Rio Yatapú
(Existentes no século XVIII)
Segura nas suas mãos lanças, zarabatanas e clavas in FERREIRA, Alexandre Rodrigues, Viagem ao Brasil, Volume I, Kapa Editorial, 2002.
CLAVA
Arma densa, pesada e muito resistente, esculpida e polida em madeira maciça, com requintada ornamentação.